Perguntas frequentes

Serviços on line

Quais os serviços a que se acedem no portal do @aluno e no portal SIGE (cartões)?
O portal do @aluno está relacionado com a base de dados de gestão pedagógica. Assim, neste portal o(a) aluno(a) ou encarregado(a) de educação tem acesso a: datas de testes; classificações no final do aluno; observações dos professores; registo biográfico; etc..

O portal SIGE (cartões) está relacionado com o serviço de cartões. Assim, neste portal o(a) aluno(a) ou encarregado(a) de educação têm acesso a: entradas e saídas; consumos no bufete e na papelaria; marcação de refeições; verificação das refeições servidas, etc..

Portal do @aluno

Como acedo ao portal do @aluno?
Através do menu "Serviços online", na opção "portal do @luno". O login é feito com o número (completo) do cartão de cidadão ou do bilhete de identidade, conforme os dados entregues na secretaria. Assim, por exemplo, se o cartão de cidadão for o 59988854 3 ZZ9, o que deverá ser inserido é a sequência "599888543zz9", sem espaços ou ífens e com as letras em minúsculas.

Já consegui aceder ao portal com o número do cartão cidadão e agora já não consigo, porquê?
Quando há alteração de documentos, nomeadamente, por renovação do cartão ou mesmo substituição do bilhete de identidade pelo cartão de cidadão, essa informação deve ser transmitida aos serviços administrativos por forma a que no portal do @luno os dados estejam atualizados.

Para que serve o portal do @aluno?
No portal do @aluno são disponibilizadas as classificações de final de cada período, datas dos testes, faltas e ocorrências com o aluno (além de outras informações).

O acesso ao portal do @aluno é diferente conforme a escola que o aluno frequenta?
Não. Todos os alunos estão na mesma base de dados e para todos a forma de acesso ao portal do @aluno é a mesma.

 

Cartão (ES Maia e EB 2,3 Gueifães)

Como acedo ao serviço cartão?
Para aceder ao portal SIGE o(a) aluno(a) deverá inserir o seu número de processo e o PIN. O PIN é constituído pelos 4 primeiros algarismos do seu Cartão de Cidadão.

Os alunos podem alterar o seu PIN-SIGE?
Sim, podem, Contudo, por vezes os alunos esquecem-se do PIN e se o tiverem alterado, não será possível, no imediato, obterem auxílio dos serviços administrativos. Nesse caso, terão de solicitar uma alteração do seu PIN.

Os encarregados de educação têm um acesso próprio ao portal SIGE?
Sim, têm. No portal SIGE há um separador para o encarregado de educação. O respetivo PIN deverá ser solicitado ao diretor de turma.