APais - Nota Informativa

| Publicado: .

Associação de Pais do AE da Maia
NOTA INFORMATIVA
 
Na passada sexta-feira, a Escola Secundária da Maia foi encerrada após confirmação de COVID 19 na Escola e nessa sequência também foi fechada a EB 2,3 de Gueifães.
 
Apesar do processo de ativação previsto para estes casos estar concluindo incluindo os contactos com as pessoas que devem implementar as medidas profiláticas (quarentena), considera-se importante prestar os seguintes esclarecimentos: 
 
A autoridade de saúde é a entidade com competência e autoridade reconhecida para decretar as medidas profiláticas/quarentena.
 
Assim descreve-se o seguinte circuito atualmente estabelecido:
1) Suspeito de COVID 19 realiza teste para confirmar a infeção 
2) No caso do teste ser positivo, a Autoridade de Saúde estabelece as medidas profiláticas e sua extensão, isto é, as pessoas que devem ficar em casa.
3) As pessoas identificadas são contactadas pela autoridade de saúde que dá orientações sobre o que deve ser cumprido. 
 
Considerando a evolução da pandemia em Portugal, as medidas preventivas que de forma autónoma podem ser implementadas são: 1) Limitar sempre que possível as saídas ao exterior; 2) Não receber visitas; 3) Higienizar frequentemente as mãos e; 4) Vigiar a temperatura corporal 2 vezes por dia (manhã e final da tarde), bem como os sinais e sintomas de alerta: Febre, tosse seca; dificuldade respiratória.
 
No caso de alguém sentir os sinais e sintomas indicados pela DGS, contactar saúde 24 para correto encaminhamento.
 
Certos de que o compromisso de todos no cumprimento das recomendações acima mencionadas será essencial para o controlo da pandemia, deixa-se os seguintes links para esclarecimentos adicionais:
 
a) COVID19: transmissão da doença, período de incubação e outras questões/esclarecimentos adicionais.  
 
b) Acompanhamento do ponto de situação atual em Portugal:
 
 
Atentamente 
APais
 
Nota - Esta nota informativa foi elaborada com a colaboração da Direção do Agrupamento Escolas da Maia.